Curta nossa página

ESPECIALIDADES

DOR E DISFUNÇÃO - ATM ( CABEÇA, PESCOÇO E OUVIDO )

O mal funcionamento da boca, envolve a ATM (Articulação Temporomandibular)

 DOR E D-ATM- TEM TRATAMENTO

O que é ATM?

A DTM (Disfunção Temporomandibular) é o mau funcionamento da boca que envolve a ATM (Articulação temporomandibular), as cadeiras musculares da cabeça, pescoço e ombros, causada pela força da mordida (que pode chegar até 150 Kg) e do apertamento dos dentes durante o dia e também à noite.

SINTOMAS MAIS COMUNS:

- Dores de cabeça (frequentemente confundidas com enxaqueca);

- Dores na nuca, atrás da orelha, na face:

- Dores nos olhos ou sensação de pressão nesta região;

- Dores articulares ao abrir a boca, ao bocejar, ao mastigar;

- Limitação de abertura de boca;

- Relacionados ao ouvido: dor, sensação de ouvido entupido, zumbido, labirintite;

- Estalos ao abrir e/ou fechar a boca;

- Sensação de desencaixe da boca ao abrir e/ ou fechar;

- Alteração postural (ombros desnivelados, cabeça inclinida);

- Alteração na fala e dificuldade de mastigação;

- Bruxismo e apertamento dos dentes.

- Tratamento em adultos e crianças.


DEPOIMENTO DE CLIENTE

" Sou médica e casada com um médico Otorrinolaringologista. Convivi com uma dor na região do pescoço que me incomodava para dormir e trabalhar. Nos últimos meses não estava conseguindo dirigir meu carro devido ao desconforto. Sofri durante dois anos e neste tempo, procurei todos os tratamentos disponíveis, fiz uso de medicamentos, acumpultura e hidroginástica. Há   pouco tempo eu conheci o tratamento realizado no Instituto Machado, que tem como base tratar as funções e não a causa e consequencia. Depois de 30 dias de tratamento, minha dor sumiu, junto com o zumbido no ouvido direito.  Como médica procurei compreender este trabalho e entendi a sua lógica. hoje me proponho a divulgar para as pessoas que sofrem por desconhecer está atuação do dentista, que é muito bem  explicada pela fisiologia. Sou muito grata à  equipe do Instituto Machado, pois estou reconquistando prazeres fundamentais  ao meu bem estar".

Dra. Valéria Costa Leite. 


DUVIDAS E CONCEITOS :

 Os dentes causam as dores de cabeça?

Os dentes são apenas um apoio para os músculos da mordida. O salto do sapato pode ser usado como exemplo representando os dentes. Caso o salto se apresente torto e a pessoa reclama de dores nas costas e pernas, deve-se concluir que o sapato leva as dores. Porem o pé é que pisa torto e desgasta o salto. Se o pé está alterado a postura também está comprometida. Não podemos apenas concertar o salto , mas toda a postura e o modo de pisar.  Voltando para os dentes, o problema está no sistema que funciona em desequilíbrio ( sistema nervoso motor, músculos, ossos, articulações e ligamentos ) envolvendo a cabeça, pescoço e ombros ( à distância o corpo todo está comprometido ). O tratamento que busca o Equilíbrio Funcional tende a resolver este problema por completo.

 

A ortodontia é indicada como tratamento das dores?

Como o exemplo do salto do sapato, tratar a posição dos dentes seria apenas trocar o sapato em um pé que pisa torto e continuará assim. A ortodontia é usada apenas como tratamento complementar e não principal.

 

O tratamento com placas mio-relaxantes ( placa de mordida ) é o mais indicado  ?

Este tipo de tratamento é utilizado em grande escala pela odontologia em âmbito mundial, porem não é melhor alternativa.

O tratamento funcional passa a ser mais completo pela visão GLOBAL DE EQUILÍBRIO, como a fisioterapia que antes era apenas com visão localizada ( dor no ombro trata-se do ombro) e a vista global que entende que a lesão é causada pelo desarranjo do corpo e trata-se com visão holística.

Diante desta teoria Funcional a placa de mordida é a ultima alternativa ou até contraindicada em alguns casos.

 O desequilíbrio emocional é o causador das dores?  O próprio paciente é que cria as dores?

O emocional faz com que o corpo trabalhe em excesso entrando em estresse e causando a dor. O corpo tendo um desequilíbrio tende a  funcionar em desarmonia e isto leva as degenerações e dores. Como um carro que anda sem alinhamento, balanceamento e com o motor desregulado. Posteriormente passa a fazer barulho, desgastar as peças, combustível, etc. O correto no carro é regular o seu funcionamento. No corpo deve-se fazer esta regulagem que é denominado de EQUILÍBRIO.

Portanto não é o emocional que causa as dores mas sim a união do estresse com uma sobre função em uma região do corpo em desequilibrio.

 O apertamento ( ou bruxismo ) dos dentes pode causar dores de cabeça ?

Depende da frequência e intensidade pode causar, principalmente se o apertamento for unilateral que normalmente é realizado no lado do domínio mastigatório tende a causar um desiquilíbrio funcional nos músculos da cabeça, pescoço, nos ossos do crânio que possuem muitas articulações. A mordida leva a contração  repetida dos músculos do pescoço e ombro que sustentam o crânio e podem causar furmigamento nos braços e mãos, ou até mesmo tendinite acentuando o problema com a postura no trabalho causando LER.

O tratamento com medicamentos é o único que pode resolver as dores? 

            Para os casos em que o diagnóstico está claro e os resultados com o tratamento medicamentoso está  alcançado, pode ser.  Porem a maioria das dores de cabeça principalmente as que envolve outras regiões, como ouvido, pescoço, face, tendem a ser funcional ( tensional ), chamada também como dores orofacial e disfunção de ATM, devem ser tratadas de outra forma. Muitos casos tratados com medicamentos deveriam  ter sido iniciado com a Odontologia Funcional.

            A sequencia ideal de tratamento é iniciar pelo Equilibrio Funcional por não esconder outras dores que estariam relacionadas ao medicamentos. Caso for iniciada por remédios ocorre uma camuflagem de todas as supostas dores e se perde a compreensão do problema. Neste tratamento é importantíssimo se estudar quais são a origem das dores e não apenas apagar as dores com remédios. O problema não é a dor, a dor é um sintoma ( luz que pisca no painel do carro. Apagando a Luz não irá resolver o problema. ) e deve ser entendida onde está a causa.

 

 

 

 

 

 

 


 

 

CUIABÁ - MT - Rua 25 de agosto, 1.635 - Duque de Caxias
Cep. 78043-394 | Telefone:(65) 3623-6066
BRASÍLIA - DF - SHN-Q2 - BLH - Metropolitan Flat - Sobreloja 65
Cep.70702-905 | Fone:( 61) 3328-0313 / ( 61) 3326-0083
SÃO PAULO - SP - Rua Estados Unidos, Nº 403 - Bairro: Jardim América
Fone: (11) 3052-4810